Ruth Villaça Corrêa Leite Cardoso (Araraquara, 1930 – São Paulo, 2008): Antropóloga e professora universitária. Em 1952, obteve bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Lá conheceu Fernando Henrique Cardoso, com quem se casou em 1953. Na mesma faculdade defendeu seu mestrado em Sociologia, em 1959, e o doutorado em Ciências Sociais, em 1972, com a tese Estrutura familiar e mobilidade social: estudo dos japoneses no estado de São Paulo. Em 1988, fez pós-doutorado na Columbia University, em Nova York, Estados Unidos.

Trabalhou como professora e pesquisadora na USP, no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), na pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e na Universidade do Chile, ambas em Santiago, na Maison des Sciences de l’Homme, em Paris, e nas universidades de Berkeley e Columbia, nos Estados Unidos.

Depois do golpe militar de 1964, exilou-se com Fernando Henrique no Chile e na França. Na década de 1970, foi pioneira na defesa de movimentos sociais que abrigavam minorias por questões de gênero, étnico-raciais ou de orientação sexual.

Durante o mandato presidencial de seu marido, fundou o Programa Comunidade Solidária e presidiu seu Conselho (1995-2002). Voltado para o combate à pobreza e à exclusão social no Brasil, mobilizou parcerias entre organizações não governamentais, universidades, empresas e governos para a construção e a difusão de programas sociais inovadores. Entre 2002 e 2008, presidiu a Comunitas, organização da sociedade civil de interesse público, concebida para garantir a continuidade dos programas do Comunidade Solidária.

Principais publicações: O papel das associações juvenis na aculturação dos japoneses (1959); Estrutura familiar e mobilidade social: estudo dos japoneses no Estado de São Paulo (1972); A antropologia e o estudo das estratégias de sobrevivência (1979); Sobre mulher e violência (et al., 1985); A aventura antropológica: teoria e pesquisa (org., 1986); Os movimentos populares no contexto da consolidação da democracia (1988); Bibliografia sobre a juventude (com Helena Sampaio, 1995); O preconceito (et al., 1996); Comunidade solidária: fortalecendo a sociedade, promovendo o desenvolvimento (2002).

O Arquivo Ruth Cardoso é preservado pela Fundação FHC: https://fundacaofhc.org.br/arquivo-ruth-cardoso.


Documentos relacionados


Cartas (1)

1
Carta de Vladimir Herzog para Perseu Abramo, 18 fev. 1974

Carta de Vladimir Herzog para Perseu Abramo, 18 fev. 1974