Apresentação

Assim, hoje não basta simplesmente contar uma história, mas deve-se contá-la, isto é, colocar seus elementos formais e de conteúdo dispostos de tal maneira que da narração resulte uma abordagem crítica.

Vladimir Herzog, "Linhas retas & tortas"
O Estado de S. Paulo, 1963

A organização do Acervo Vladimir Herzog se deu pela conjunção de três fatores determinantes sem os quais sua existência não seria possível: o esforço da família de preservar em bom estado por mais de quatro décadas uma relevante quantidade de documentos pessoais de Herzog; a fundação do Instituto Vladimir Herzog (IVH), em 2009, cuja missão é preservar a memória e disseminar os valores apregoados em vida por Vlado (seu nome de nascimento); e, desde 2018, o necessário apoio do Itaú Cultural, que permitiu a contratação de uma equipe de pesquisadores que saiu a campo e mapeou toda sorte de documentos e registros biográficos e da produção profissional do intelectual, ou a esta relacionados, em mais de vinte instituições públicas e privadas, agora digitalizados e licenciados para uso neste website.

O primeiro resultado deste trabalho foi a exposição Ocupação Vladimir Herzog, que esteve em cartaz na sede do Itaú Cultural entre 14 de agosto e 20 de  outubro de 2019, com público de 98,5 mil pessoas, sendo a mais visitada do ano na instituição. O segundo é este acervo on-line que contém o repositório da totalidade dos documentos encontrados na pesquisa, organizados e apresentados de forma didática, agrupados por tipologias documentais ou atividades exercidas por Herzog, seguindo rigor arquivístico, fazendo uso de descritores bibliográficos, dados contextuais, taxonomia e textos que amparam o usuário na navegação e na consulta.

Uma peculiaridade deste Acervo é constituir-se do acúmulo e empréstimo de diversos outros acervos pessoais, outra é a grande distância temporal entre a morte de seu titular e sua organização. Quarenta e cinco anos nos separam do assassinato de Vladimir Herzog (1937-1975) durante a ditadura militar; tempo suficiente para que muitos hoje se lembrem de Vlado mais pela relevância do Caso Herzog, ainda inconcluso, e por seus desdobramentos jurídicos e políticos do que por sua eminente atuação como jornalista e cineasta nas décadas de 1960 e 1970.

Ao jogar luz em sua biografia e produção intelectual, o Instituto Vladimir Herzog se propõe a preencher essa lacuna histórica. Não obstante, prosseguimos com o projeto de organização da nossa memória institucional e nos preparamos para a abertura de nossa sede para visitação dos documentos que se encontram sob nossa guarda, fortalecendo assim a preservação e defesa dos valores democráticos no Brasil. Para que esta missão se cumpra em sua plenitude, confiamos no desenvolvimento de pesquisas a partir da documentação aqui apresentada, bem como no uso deste website por todos os que tenham curiosidade de saber mais sobre Herzog. 

Bem-vindos!