Karel Reisz (Ostrava, Checoslováquia, 1926 - Londres, 2002): Cineasta inglês, nascido na Checoslováquia. Com doze anos, fugiu do país por causa da ocupação nazista, no início da Segunda Guerra Mundial; teve os pais mortos em campos de concentração. Estabeleceu-se na Inglaterra e participou dos esforços de guerra contra os nazistas.

Estudou em Cambridge, onde fundou a revista Sequence, com Lindsay Anderson, em 1947. Escreveu, em 1952, o livro Técnica de montagem. Estreou como diretor em 1955 com o curta Momma Don’t Allow, em parceria com Tony Richardson. Fez o documentário We Are the Lambeth Boys e, em 1960, lançou Saturday Night and Sunday Morning. Adaptado de um romance de Alan Sillitoe, este Tudo começou num sábado, com seu realismo e irreverência, foi um marco renovador do cinema inglês. Reisz tornou-se uma referência do Free Cinema, movimento que reuniu jovens diretores britânicos, como Lindsay Anderson e Tony Richardson.

Nos anos 1970, dirigiu O jogador, com James Caan, e Jogo cego ou soldados da morte, com Nick Nolte. Em 1981, lançou seu filme mais famoso, The French Lieutenant’s Woman, A mulher do tenente francês. Seus últimos filmes foram Um sonho, uma lenda, com Jessica Lange, de 1985, e O crime que o mundo esqueceu, de 1990, quando se dividia entre o cinema, a TV e o teatro.


Documentos relacionados


Cartas (3)

1
Carta de Vladimir Herzog para Alex Viany, 28 jul. 1965

Carta de Vladimir Herzog para Alex Viany, 28 jul. 1965

2
Carta de Vladimir Herzog para Alex Viany, 3 set. 1965

Carta de Vladimir Herzog para Alex Viany, 3 set. 1965

3
Carta de Vladimir Herzog para Alex Viany, 9 dez. 1967

Carta de Vladimir Herzog para Alex Viany, 9 dez. 1967