É pelas palavras de Paulo Markun, em Meu querido Vlado, que vislumbramos uma informação mínima a respeito da passagem de Vladimir Herzog pela TV Excelsior. Diz o jornalista que Vlado foi convidado por Fernando Pacheco Jordão para o cargo de coordenador de produção do jornal Show de Notícias, em 1963 (p. 32). O currículo de Herzog confirma esse dado, arrolando como experiência profissional a posição de “Assistente de produção do Show de Notícias da TV Excelsior de S. Paulo (1963-64)”, mas a carteira de trabalho não guarda nenhum traço do que talvez fosse uma colaboração não oficializada. De todo modo, a TV Excelsior representa a primeira experiência de Vladimir Herzog na televisão, uma década antes de assumir o telejornalismo da TV Cultura....
É pelas palavras de Paulo Markun, em Meu querido Vlado, que vislumbramos uma informação mínima a respeito da passagem de Vladimir Herzog pela TV Excelsior. Diz o jornalista que Vlado foi convidado por Fernando Pacheco Jordão para o cargo de coordenador de produção do jornal Show de Notícias, em 1963 (p. 32). O currículo de Herzog confirma esse dado, arrolando como experiência profissional a posição de “Assistente de produção do Show de Notícias da TV Excelsior de S. Paulo (1963-64)”, mas a carteira de trabalho não guarda nenhum traço do que talvez fosse uma colaboração não oficializada. De todo modo, a TV Excelsior representa a primeira experiência de Vladimir Herzog na televisão, uma década antes de assumir o telejornalismo da TV Cultura.
MARKUN, Paulo. Meu querido Vlado: a história de Vladimir Herzog e do sonho de uma geração. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
Carta de Vladimir Herzog para Alex Viany, 19 ago. 1967
Currículo de Vladimir Herzog