Entre os múltiplos interesses, habilidades e atividades de Vladimir Herzog, deve-se destacar ainda a sua incursão pelo magistério, isto é, pela experiência de exercer a função de professor em pelo menos três oportunidades e em duas áreas do saber diferentes – o cinema e o jornalismo....
Entre os múltiplos interesses, habilidades e atividades de Vladimir Herzog, deve-se destacar ainda a sua incursão pelo magistério, isto é, pela experiência de exercer a função de professor em pelo menos três oportunidades e em duas áreas do saber diferentes – o cinema e o jornalismo.
Um programa de curso de férias intitulado Cinema, escola e cultura, promovido em parceria pela Cinemateca Brasileira e o Serviço de Relações Públicas do Departamento da Educação, entre o fim de janeiro e o início de fevereiro de 1964, é o único registro que o Acervo Vladimir Herzog guarda sobre o que talvez tenha sido a primeira aula ministrada por Vlado. As escassas informações sobre esse evento sugerem ter tido ele como público-alvo professores e diretores da rede pública de ensino do estado de São Paulo (ver Anuário Brasileiro de Educação, volume 1, 1964, p. 588). O programa relaciona outros nomes como Jean-Claude Bernardet, Maurice Capovilla, Roberto Santos e Rudá de Andrade, enquanto a Vlado é delegada uma exposição sobre o tema "O fotodocumentário".
Mas é na década de 1970, regressado de sua temporada em Londres, que Vlado receberá convites mais substanciais para lecionar. Primeiro, Perseu Abramo o levará a assumir aulas no recém-inaugurado curso de Jornalismo na FAAP. Embora o currículo de Herzog informe que sua passagem por essa Faculdade tenha ocorrido entre 1970 e 1971, a carteira de trabalho estampa como data de admissão setembro de 1971, e, como data de saída, março de 1972. De resto, não puderam ser localizados, até o momento, materiais complementares que elucidem esse trabalho com mais precisão (planos de aula, relatórios etc.).
Por fim, mais tarde, já no derradeiro ano de vida (1975), Vladimir Herzog é convidado a ser responsável por uma disciplina na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Essa breve experiência é ainda menos documentada, uma vez que era prática da USP, à época, a atribuição de matérias a professores não formalmente contratados pela universidade.
De todo modo, as atividades aqui referidas vêm consolidar a imagem de um indivíduo capaz de transitar pela prática e pela teoria das atividades nas quais se envolveu. Talvez seja mesmo possível afirmar, sem receio de equívoco, que existia em Vladimir Herzog tanto uma pulsão de produzir como uma aptidão para ensinar, conforme atestam muitos dos depoimentos de pessoas que conviveram com ele em ambientes de trabalho.
ANUÁRIO Brasileiro de Educação, vol. 1. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, 1964.
Carteira de trabalho em nome de Vladimir Herzog, 1969
Uma semana sobre as comunicações na FAAP
Hoje [24/11/1971]
Currículo de Vladimir Herzog
Currículo de Vladimir Herzog
Entrevista com Sérgio Gomes