Serviço Brasileiro da Rádio BBC de Londres

A temporada londrina de Vladimir Herzog (1965 a 1968) é provavelmente a mais rica em informações e registros, sobretudo os fotográficos, que são complementados por cartas enviadas a amigos (Tamás Szmrecsányi, Alex Viany, Jean-Claude Bernardet) e por depoimentos de pessoas que conviveram e trabalharam com ele em Londres (Nemércio Nogueira e Nilce Tranjan)....

A temporada londrina de Vladimir Herzog (1965 a 1968) é provavelmente a mais rica em informações e registros, sobretudo os fotográficos, que são complementados por cartas enviadas a amigos (Tamás Szmrecsányi, Alex Viany, Jean-Claude Bernardet) e por depoimentos de pessoas que conviveram e trabalharam com ele em Londres (Nemércio Nogueira e Nilce Tranjan).

No entanto, paradoxalmente, quase nada nos restou do trabalho efetivamente jornalístico produzido por ele na BBC, nem nos papéis pessoais do próprio Vlado ou de seus amigos, nem nos arquivos da própria emissora. O que sabemos é que a equipe brasileira produzia programas de rádio de uma hora e quinze minutos (ver Vozes de Londres: memórias brasileiras da BBC, de Laurindo Lalo Leal Filho, p. 142) para serem transmitidos diariamente para o Brasil – programas de natureza jornalística e de variedades.

Depoimentos de Nemércio Nogueira e Fernando Pacheco Jordão contam da cobertura feita pela equipe da Copa de 1966, com narrações de jogos e um programa diário, intitulado Copa-66, especialmente produzido por Vlado. Relata Nemércio que a proposta de transmitir os jogos ao vivo, cuja intenção era assistir às partidas sem pagar ingresso, resultou na ampliação da experiência profissional da equipe. Ele e Fernando iam aos estádios, enquanto Vlado fazia um plantão esportivo nos estúdios da BBC. Segundo Fernando Jordão, a transmissão da Copa marcou a estada deles na Inglaterra: único dos três que entendia de futebol, atuava como comentarista; a boa dicção garantiu a Nemércio a função de narrador e parte da graça, afinal desconhecia as regras do jogo, não sabia o que é falta, impedimento; já Vlado, do estúdio, no intervalo e no fim das partidas, lia um texto anunciando os gols, a que deveria seguir-se a narração gravada deles. Quando do primeiro jogo do Brasil, sucedeu à leitura a gravação apenas do grito de gol, sem a descrição do lance. É saborosa a recordação de Fernando, em depoimento a Laurindo Leal em 2006:


[…] E o Vlado, que também não entendia de futebol, não via futebol, não sabia do que se tratava. Só sabia que havia uma bola em campo. Ele ficava no estúdio em Londres e nós em Manchester, na ocasião. O Vlado montou o seguinte: lia um texto dizendo, por exemplo, que “aos 22 minutos, Garrincha cobrando uma falta fez o segundo gol do Brasil” e entrava uma gravação simplesmente gritando gool, goool. Não havia a descrição do lance. Qualquer gol era a mesma coisa. Eram todos iguais. Mas isso foi corrigido na segunda partida, e nós acabamos fazendo transmissões notáveis. Muitas emissoras brasileiras retiraram suas equipes da Inglaterra depois que o Brasil foi desclassificado após três partidas e passaram a retransmitir a BBC nos jogos restantes. Foi uma experiência muito curiosa (ver Vozes de Londres: memórias brasileiras da BBC, de Laurindo Lalo Leal Filho, p. 60).


Mas as fitas que continham as gravações desses programas foram reaproveitadas, devido ao alto custo do material gravável à época, e o único registro sonoro por algum motivo preservado foi a representação da adaptação de uma peça de Bernard Shaw, Verdadeiro demais para ser bom, em que atuaram, entre outros, Vladimir Herzog, no papel principal, e Fernando Pacheco Jordão. A lástima da perda de um extenso material precioso ganha, assim, uma diminuta porém significativa compensação com esse que é um dos pouquíssimos registros da voz de Vlado. Um áudio que, ao fim, constitui importante elo com a sua experiência teatral da segunda metade da década de 1950.


LEAL FILHO, Laurindo Lalo. Vozes de Londres: memórias brasileiras da BBC. São Paulo: Edusp, 2008.


Fotografias (3)

1
[Vladimir Herzog e relógio de parede]

[Vladimir Herzog e relógio de parede]

2
[Vladimir Herzog e Fernando Pacheco Jordão em transmissão da BBC]

[Vladimir Herzog e Fernando Pacheco Jordão em transmissão da BBC]

3
[Vladimir Herzog sentado à máquina de escrever]

[Vladimir Herzog sentado à máquina de escrever]


Cartas (3)

1
Carta de Vladimir Herzog para Tamás Szmrecsányi, 2 ago. 1965

Carta de Vladimir Herzog para Tamás Szmrecsányi, 2 ago. 1965

2
Carta de Vladimir Herzog para Tamás Szmrecsányi, 19 ago. 1965

Carta de Vladimir Herzog para Tamás Szmrecsányi, 19 ago. 1965

3
Carta de Vladimir Herzog para Alex Viany, 1 maio 1968

Carta de Vladimir Herzog para Alex Viany, 1 maio 1968


Áudios (1)

1
Verdadeiro demais para ser bom

Verdadeiro demais para ser bom


Currículos pessoais (1)

1
Currículo de Vladimir Herzog

Currículo de Vladimir Herzog